O lúpus eritematoso sistêmico (LES), conhecido popularmente apenas como lúpus, é uma doença autoimune que pode afetar principalmente pele, articulações, rins, cérebro mas também todos os demais órgãos. Doenças autoimunes ocorrem quando o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo por engano.
Conheça os três tipos de lúpus existentes
- Lúpus discoide
A inflamação é sempre limitada à pele. Este tipo pode ser identificado a partir do surgimento de lesões cutâneas avermelhadas que costumam aparecer no rosto, na nuca ou também no couro cabeludo.
- Lúpus sistêmico
A inflamação ocorre no organismo, comprometendo vários órgãos ou sistemas do corpo não sendo restrito a pele. Algumas pessoas com lúpus discoide podem evoluir para a forma sistêmica. Os sintomas causados por este tipo da doença dependem do local da inflamação como rins, coração, pulmões e até ao sangue, além das lesões cutâneas e às articulações.
- Lúpus induzido por drogas
Algumas drogas ou medicamentos podem provocar uma inflamação temporária por conta do seu uso e provocar sintomas que são muito parecidos com os do lúpus sistêmico. As manifestações desaparecem quando se para o uso.
Causas
O lúpus ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói alguns tecidos saudáveis do corpo. Não se sabe exatamente a causa esse comportamento anormal, mas pesquisas indicam que a doença seja resultado de uma combinação de fatores, como genética e meio ambiente.
O que pode facilitar a incidência de lúpus?
– Sexo biológico: a doença é mais comum em mulheres do que em homens
– Idade: a maior parte dos diagnósticos acontece entre os 15 e os 40 anos, apesar de poder surgir em todas as idades
– Etnia: lúpus é mais comum em pessoas afro-americanas, hispânicas e asiáticas.
Sintomas de Lúpus
Os sintomas do lúpus podem surgir de repente ou se desenvolver lentamente. Eles também podem ser moderados ou graves, temporários ou permanentes. A maioria dos pacientes com lúpus apresenta sintomas moderados, que surgem esporadicamente, em crises, nas quais os sintomas se agravam por um tempo e depois desaparecem.
Sintomas
– Fadiga
– Febre
– Dor nas articulações
– Rigidez muscular e inchaços
– Erupção cutânea – vermelhidão na face em forma de “borboleta” sobre as bochechas e a ponta do nariz. Afeta cerca de metade das pessoas com lúpus. A erupção piora com a luz do sol e também pode ser generalizado
– Lesões na pele que surgem ou pioram quando expostas ao sol
– Dificuldade para respirar
– Dor no peito ao inspirar profundamente
– Sensibilidade à luz do sol
– Dor de cabeça,confusão mental e perda de memória
– Linfonodos aumentados
– Queda de cabelo
– Feridas na boca
– Desconforto geral, ansiedade, mal-estar.
Tratamento
Existe tratamento mas não há cura definitiva para o lúpus, assim como outras doenças como diabetes e pressão alta. O principal objetivo do tratamento é controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas com a doença.
Procure um médico se surgirem manchas vermelhas em seu rosto. Essas podem ser uma característica de erupções cutâneas. Aproveite a consulta e tire todas as dúvidas que você tiver.